dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     15/05/2024            
 
 
    
Milho      
Tratamento de sementes beneficia produtor
Pioneer facilita vida de agricultor com técnica que aplica dose exata de ingredientes ativos e aumenta qualidade de sementes de milho
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
17/02/2011

Entre diversas atrações do Show Rural Coopavel 2011, que aconteceu em Cascavel (PR), entre os dias 7 a 11 de fevereiro, a Pioneer apresentou o Tratamento de Sementes Industrial (TSI). Com a técnica, o agricultor consegue definir exatamente a quantidade de dose do ingrediente ativo por semente de milho.

– Isso é importante para que o produtor tenha na semente a quantidade de produto que ele precisa e obtenha os benefícios esperados no tratamento dela – disse Mozart Erichsen, coordenador técnico da região oeste paranaense da Pioneer.

Para realizar o procedimento são usados equipamentos importados, avaliados por especialistas, que fazem o cálculo do volume de cada semente. Com isso, a quantidade da dosagem do ingrediente ativo é definida por computador para cada uma. Além do TSI, as sementes ainda recebem um recobrimento com polímero orgânico, que mantém o produto envolvido e dificulta a perda de ativo e a formação de pó.
 
– Colocamos exatamente a dose necessária para cada semente. É importante não colocar nem produto a mais, nem produto a menos – informou Mozart.
 
Entre os ingredientes, está o Cruiser, cujo composto ativo é o tiametoxam; o Bonfio, composto por clotianidina; e o Standak, que conta com o fipronil. Segundo Erichsen, a Pioneer começará a trabalhar ainda esse ano com o Avicta, também um produto da Syngenta, que visa o controle de nematóides.

O ponto mais interessante do TSI é a possibilidade que o produtor tem de escolher a semente que vai plantar e que tipo de tratamento deseja obter. De acordo com o coordenador, o agricultor pode, por exemplo, controlar infestações de insetos sugadores e mastigadores.
 
– Além disso, ele conta com segurança quando se trata da dose de cobertura das sementes, segurança na parte de manutenção da qualidade física da semente e comodidade, já que ele só precisa comprar as sementes, abrir o saco e plantar – disse.

As sementes são vendidas em todo o Brasil. No caso do Paraná, o produtor pode contar com as principais cooperativas e ainda, algumas revendedoras parceiras. Os interessados devem entrar em contato com a Pioneer Sementes pelo telefone (51) 3719-7700.


 

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Alis
19/02/2011 - 18:11
Na matÚria acima, onde Ú citado o inseticida de nome "Standard", na realidade o nome correto Ú "Standak", produto oficial da BASF.
No sexto parßgrafo tambÚm estß faltando a conjunþÒo "que".
Grato pela atenþÒo!

Portal Dia de Campo
19/02/2011 - 19:18
Prezado Alis,
obrigado pela atenta leitura e o contato. Informaþ§es corrigidas.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
2 comentários

Conteúdos Relacionados à: Agronomia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada